quinta-feira, 25 de julho de 2013

Old Firm - uma das maiores rivalidades do planeta - Parte 2 - Os motivos


 Há rivalidades construídas sobre divisas sociais, como aquelas que envolvem o time da elite e o time do povo (Fluminense x Flamengo, River x Boca). Há rivalidades com contornos políticos, como Lazio x Roma (extrema-direita x extrema-esquerda). Há confrontos que colocam lado a lado divisões geográficas e culturais, como Galatasaray x Fenerbahce (Istambul e cultura européia x Istambul e cultura asiática).  Há confrontos que misturam religião e política, como Universidad Católica x Universidad de Chile (direita católica contra a esquerda ateísta estudantil). Há clássicos que simplesmente dividem uma cidade e um estado no meio, como o Grenal.

Mas nenhum outro clássico no mundo envolve todas essas variáveis, como Celtic x Rangers.

Do lado verde e branco, são 44 Campeonatos Nacionais, 36 Copas da Escócia e 1 Copa dos Campeões da Europa (atual Champions League) conquistada no longínquo ano de 1967. Por ironia, o primeiro título europeu conquistado por uma equipe britânica, justamente pela mais anti-britânica das equipes.

Do lado azul, vermelho e branco, são 54 Campeonatos Nacionais (recorde no mundo), 33 Copas da Escócia e 1 Recopa Europeia (antiga competição que reunia os campeões das copas nacionais, hoje fundida com antiga copa Uefa na atual Europa League - ) em 1972. 

Se fosse só isso, já seria um baita de um clássico, por reunir 2 duas forças polarizantes de um país.

Mas é muito, muito mais do que isso.

Tem a questão religiosa:  do lado verde, a minoria católica, representada em sua maior parte por descendentes daqueles imigrantes irlandeses, cantando provocações sobre "os súditos que se ajoelham pra Rainha". Do lado azul, a maioria protestante e escocesa nativa faz troça do Papa e dos casos de pedofilia na Igreja Católica.

Tem a questão da Irlanda: do lado verde, inicialmente pró-independência da Irlanda e atualmente pró reunificação das Irlandas em um só país, estendendo suas bandeiras do Irish Tricolour e cantando músicas pró-IRA. Do lado azul, unionista até a alma, defensor da manutenção da Irlanda do Norte no Reino Unido, voam as bandeiras da Union Jack e os cantos de "acabou a fome, voltem pra casa".

Tem a questão política: do lado verde, o tradicional eleitor do Labourismo, da esquerda britânica. Do lado azul, abundam os eleitores dos Tories, do conservadorismo britânico.

Tem a questão da Escócia: do lado verde, a posição pela independência escocesa. do lado azul, a manutenção da Escócia no Reino Unido.


E assim, divididos em linhas políticas, sociais, religiosas e geográficas, Celtic e Rangers se enfrentam a mais de 100 anos, não como simples rivalidade esportiva, mas como uma rivalidade que reverbera por todo o país.

Dados da polícia de Glasgow indicam que o custo para fazer a segurança dos 4 clássicos anuais (o campeonato escocês, que tem 12 equipes na primeira divisão, é dividido em 4 turnos) é de 2,5 milhões de libras. Desde segregação e escolta da torcida visitante até cordões de isolamento nos bares mais populares, onde se concentram cada uma das torcidas. O Celtic Park (capacidade de 60 mil torcedores) e o Ibrox (capacidade de 51 mil) parecem receber 3 vezes mais torcedores, tamanho o barulho, a cantoria e o clima pesado, diferente no ar.

Estima-se que a presença de Celtic e Rangers no futebol escocês contribua mais de 120 milhões de libras anualmente ao PIB escocês.

Mas ambos são apenas dados econômicos, muito pequenos para explicar o fenômeno social que é o Old Firm Derby. Como dizem os especialistas, só assistindo pra crer.

Em 1980 essas equipes se encontraram na final da Copa da Escócia, em campo neutro (O Hampden Park, em Glasgow, estádio da federação e da seleção nacional). O que aconteceu foi isso aqui, uma das maiores batalhas campais da história, digna do Coração Valente:

http://www.youtube.com/watch?v=jzJO9K__n9A

Isso é Celtic x Rangers.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário